Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Palestrantes


Celson Pantoja Lima
Foto de Celson Pantoja Lima
Flag from Brazil Brazil
UFOPA / FIESC

Data Horário Local Programação
02/10/2019 15:00 - 16:00 Auditório Tapajós - UFOPA Palestra de Abertura 1 - INOVERSIDADE: A universidade como ferramenta de inovação
Celson Pantoja Lima, Santareno, 53 anos de idade, carrega 21 anos de experiência internacional no seu percurso acadêmico, profissional e artístico, tendo vivido 2 anos nos Estados Unidos, 8 anos na França e 11 anos em Portugal, num processo que incluiu mestrado, doutorado, pós-doutorado, docência e atividades de pesquisa. Desde o dia 03 de maio de 2019, ocupa como poeta a cadeira 12 da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS).

Atualmente coordena o projeto de implantação dos cursos de Engenharia do SENAI/SC, numa abordagem que prima pela inovação na formação dos engenheiros, e é Professor no programa de Computação da Universidade Federal do Oeste do Pará, no Instituto de Engenharia e Geociências.

Visiting Scholar no grupo Industrial Performance Center (IPC) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos, de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015, atuando essencialmente num projeto da Confederação Nacional da Indústria, liderado pelo SENAI, focado em Inovação para a Indústria Brasileira. Pós-doutorado junto ao Centre Scientifique et Technique Du Batiment, CSTB, Sophia Antipolis, França (2002), atuando na área de Gestão do Conhecimento. Desde Fevereiro de 2011 é Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade Nova de Lisboa (2001). De Junho de 2012 a Novembro de 2013 ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA. De Maio de 2016 a Maio de 2018 foi coordenador do Programa de Doutoramento da UFOPA intitulado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND)

Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas onde possui doutorandos ativos: Gestão do Conhecimento (1 doutorando), Ecossistemas de Inovação (1 doutorando), Inovação na Educação (2 doutorandos) e TI para eficiência energética (2 doutorandos na Universidade Nova de Lisboa).

Publicou mais de 130 artigos completos (periódicos, capítulos de livro e conferências internacionais), tem aproximadamente 1800 citações no Google Scholar, orientou 15 mestrados e 3 doutorados na Europa (Universidade Nova de Lisboa, Portugal, UFSC e CSTB, França), e 4 doutorados no Brasil, sendo 3 na Ufopa e 1 na Ufsc. Participou ativamente em projetos europeus de pesquisa no período de Outubro de 1992 até Fevereiro de 2011, tendo sido membro de comitês científicos de inúmeras conferências internacionais e revisor de revistas científicas.

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.