Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Palestrantes


Jochen Schongart
Foto de Jochen Schongart
Flag from Germany Germany
INPA

Data Horário Local Programação
03/10/2019 11:00 - 12:00 Auditório Tapajós - UFOPA Conferência geral 01 - Manejo Florestal Sustentável? Uma abordagem do ciclo de corte por meio da Dendrocronologia
Possui graduação (diploma) em Ciências Florestais obtida na Universidade Albert-Ludwig em Freiburg, Alemanha (1997), doutorado obtido na faculdade em Ciências Florestais da Universidade Georg-August em Göttingen, Alemanha (2003) (validado pela Universidade de São Paulo-USP) e Livre-Docência (Venia Legendi) em Ciências Florestais obtida na Universidade Albert-Ludwig em Freiburg (2014). Atualmente Pesquisador Associado da Coordenação de Pesquisas em Dinâmica Ambiental (CODAM) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus, membro e vice-coordenador do grupo de pesquisa MAUA (Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas) e coordenador da linha temática em Ecologia e Mudanças Climáticas do programa Universidade em Rede do BRICS (BRICS-NU). Tem experiência na área de ecologia e manejo florestal, em particular dendrocronologia com aplicações na dendroclimatologia (relação entre clima e crescimento arbóreo, reconstrução climática), dendroecologia, dinâmica de carbono na biomassa lenhosa e definição de critérios de manejo para recursos madeireiros. Atua tambem no desenvolvimento de modelos de previsão de níveis da água (cheias) na Amazônia Central.

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.