Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Palestrantes


Rosimeire Cavalcante dos Santos
Foto de Rosimeire Cavalcante dos Santos
Flag from Brazil Brazil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Data Horário Local Programação
04/10/2019 08:00 - 09:00 Auditório Tapajós - UFOPA Conferência geral 04 - Uso da madeira como fonte de energia renovável e sua relação com os aspectos ambientais, econômicos e sociais: enfoque para o estado do Rio Grande do Norte, Brasil
02/10/2019 08:00 - 12:00 Sala Jatobá Uso da madeira para fins energéticos
Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Campina Grande/PB (UFCG). Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA) e Pós-Doutora pelo Imperial College London, Londres/Inglaterra/Reino Unido. Docente e Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias/Escola Agrícola de Jundiaí. Coordenadora do Grupo de Estudos em Energia da Biomassa da UFRN/EAJ. Tem experiência com Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas da Engenharia Florestal e Recursos Florestais Madeireiros, com ênfase em Energia da Biomassa Florestal, Qualidade da Madeira, Estudos sobre o Aproveitamento de Co Produtos Gerados a partir da Supressão e Uso da Madeira de Espécies da Caatinga, Potencial Energético da Madeira dessas espécies e, sua utilização como matéria-prima pela setor produtivo relacionado-os às áreas de manejo florestal sustentável e aos impactos sociais e econômicos, Implantação e Qualidade da Madeira em Florestas Plantadas, Visando Uso Como Energia Renovável. Atua Junto ao Setor de Cerâmica Vermelha do Estado do Rio Grande do Norte (RN), Brasil, com Ensino, Pesquisa e Extensão no grupo de trabalho do INOVACER (Núcleo de Inovação para Indústria de Cerâmica Vermelha Potiguar), integra o comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Junto às Agências Reguladora na FAPERN (Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte) e é colaboradora nas Pesquisa e Extensão (Graduação e Pós Graduação) junto às Ações do Projeto Piloto de Combate à Desertificação no Seridó, estado do Rio Grande do Norte.


Pelos trabalhos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte ganhou o PRÊMIO MULHER CIENTISTA 2013 DA FAPERN (Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte), na categoria JOVEM PESQUISADORA.

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.