Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Manejo e silvicultura

Distribuição espacial da Bowdichia virgilioides em vegetação sobre Tabuleiro Costeiro

Thereza M. L. de Oliveira1, Abidã G. da S. Neves1, Luan C. da Silva1, Rafael C. de L.1, Fábio de A. Vieira1

1Universidade Federal do Rio Grande do Norte

E-mail: teca_oliver@hotmail.com

O estudo da distribuição espacial da Bowdichia virgilioides Kunth é necessário para o conhecimento dos seus aspectos ecológicos, fornecendo subsídios para o manejo sustentável da espécie. Objetivou-se caracterizar a distribuição espacial de uma população de B. virgilioides na unidade geoambiental Tabuleiro Costeiro no estado do Rio Grande do Norte. A análise do padrão espacial foi realizada por meio da Função K de Ripley no programa SpPAck 1.38. A espécie apresentou distribuição agregada em todas as escalas, indicando dispersão de diásporos limitada. Fatores associados ao grupo ecológico da espécie (pioneiras), a dispersão de sementes e a distribuição heterogênea de recursos no ambiente de restinga provavelmente determinam o padrão espacial agregado da espécie.

Palavras-chave: Restinga, Ecologia, Padrão espacial, Sucupira-Preta.

Agradecimentos: Agradecemos a equipe do Laboratório de Genética e Melhoramento Florestal (LABGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.