Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Produtos engenheirados

Classificação visual das lâminas feitas com Eucalyptus pellita para LVL.

Caroline S. Sena1, Gabriel A. D. de O. e S.1, Filipe L. D. . L. S.1, Rita D. A. C.1, Sandro F. César1, Kuelson R. D. Maciel1

1Universidade Federal da Bahia

E-mail: yakyn_kin@hotmail.com

A classificação visual auxilia na produção de elementos de LVL, uma vez que as disposições das lâminas influenciam na qualidade do produto final. O objetivo deste artigo foi classificar por aspecto visual as lâminas feitas com Eucalyptus pellita para produção de LVL (Laminated Veneer Lumber). Os resultados foram obtidos conforme os procedimentos descritos na ABNT NBR ISO 2426-2 (2006) que visa a classificação pela aparência superficial das lâminas para folhosas. Foram classificadas 162 lâminas com dimensões de 3 mm x 60 mm x 1700 mm que demostraram uma porcentagem de lâminas com potencial para aplicação na capa de 32,09% e para emprego no miolo somaram 51,22%. Conclui-se que as lâminas produzidas apresentaram uma maior proporção para serem empregadas no interior de estruturas de LVL.

Palavras-chave: Classificação visual; Folhosas; Laminação.

Agradecimentos: Agradecemos o Laboratório de Madeiras da UFBA ( LABMAD) pelo apoio e suporte para este trabalho.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.