Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Estudo de caso sobre dois maquinários específicos de uma serraria no município de Altamira – Pa.

Andreza C. do Rosário1, Shayane F. Oliveira1, Daniela P. Macedo1, Romildo S. de A.1, Patricia S. B. dos Santos1

1Universidade Federal do Pará-UFPA

E-mail: caetano.rosario2014@gmail.com

Ao longo dos anos a técnica de desdobro da madeira teve uma evolução em seu processo decorrente aos avanços tecnológicos, entretanto as serrarias da região norte apresentam um índice de mecanização mais baixo que o restante do Brasil, sendo imprescindível possuir um programa de controle de manutenção que inclui a realização de estudos sobre seu processo produtivo em relação ao uso dos equipamentos e seus desempenhos. Neste estudo, realizou-se a observação e o acompanhamento dos processos de cada maquinário apresentado. Os principais problemas que interferem na produção e eficiência das máquinas trata-se da falta de manutenção preventiva na maioria das vezes, impedindo assim que continue com seu desempenho total.

Palavras-chave: Equipamentos, madeira serrada, Serraria

Agradecimentos: Os autores gostariam de agradecer o grupo de pesquisa Tecnologia e Processos de Biorrefinaria de Produtos Florestais Amazônicos.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.