Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Avaliação de propriedades físico-mecânicas e espectroscopia no infravermelho próximo de três espécies florestais

Henrique R. Schulz1, Andrey P. Acosta2, Kelvin T. Barbosa2, Mário A. P. da S. Júnior2, Ezequiel Gallioq1aa2, Patrícia S. B. dos Santos3

1UFPEL, 2Universidade Federal de Pelotas, 3Univesidade Federal do Pará

E-mail: patriciasbs@ufpa.br

O objetivo deste trabalho foi de avaliar a massa especifica aparente a 12 % (ρ12%), flexão estática (módulo de elasticidade – Moe e módulo de ruptura – Mor), dureza Janka (σ Máx) e espectroscopia no infravermelho próximo (Nir), das madeiras de Corymbia maculata, Eucalyptus grandis e Eucalyptus tereticornis, por meio de técnicas normatizadas. Observou-se uma diferença significativa baseado na análise estatística com 5 % de probabilidade de erro. Em que a espécie A espécie de Corymbia citriodora obteve um destaque quando comparada as demais espécies para os parâmetros de flexão estática e para as demais caracterizações avaliadas a espécie de Eucalyptus tereticornis. Em relação ao Nir foi possível identificar as bandas características dos constituintes químicos da madeira e avaliar a variação dos mesmos quando relacionados as três espécies. Sendo assim, é necessário a caracterização das propriedades tecnológicas para destinar a finalidade correta para as diferentes espécies florestais.. 

Palavras-chave: Eucalyptus, Flexão estática, Dureza Janka, Nir.

Agradecimentos: Agradecimentos: Agradecimento ao grupo de Pesquisa Ciência da Madeira - UFPel, aos órgãos CAPES e CNPQ.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.