Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Caracterização física da madeira comercial de jatobá (Hymenaea corbaril) visando a produção de móveis

Heloíse R. A. de Sá1, Caio R. A. S.2, Daiane de M. B. Maria1, Gladis de O. Jucoski2

1Universidade Federal de Lavras, 2Universidade Federal Rural da Amazônia

E-mail: dai.gg.11@hotmail.com

O conhecimento acerca das propriedades físicas da madeira permite a utilização de um método adequado de produção, aumentando o aproveitamento e evitando gastos desnecessários, erros e fraudes. Nesse contexto, objetivou-se a caracterização das propriedades físicas da madeira de Hymenaea courbaril comercializadas no mercado moveleiro do sudeste paraense. Os corpos de prova utilizados foram coletados em estabelecimentos comerciais no município de Parauapebas-PA. Foram determinadas as densidades básica e aparente, retratibilidade linear e volumétrica e coeficiente anisotrópico conforme recomendações da norma NBR 7190/1997. Os valores de densidade básica e aparente foram de 0,767 g/cm³ e 0,786 g/cm³, respectivamente. A madeira de jatobá apresentou índices que caracterizam instabilidade dimensional e volumétrica, bem como alto coeficiente anisotrópico (2,03), não sendo indicada para a fabricação de móveis, emprego comercial a qual se destina no município.

Palavras-chave: Densidade; Retratibilidade; Coeficiente anisotrópico; Amazônia; Movelaria.

Agradecimentos: A FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.