Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Resistência ao cisalhamento na linha de cola de sete espécies florestais do bioma Caatinga sob manejo sustentável

Ediane A. Buligon1, Divino E. Teixeira1, Ana P. D. Nakamura1, Mírian de A. Costa2

1Laboratório de Produtos Florestais - SFB, 2Universidade de Brasília - UnB

E-mail: almeida.mira@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi estudar a interação da madeira com os adesivos PVA e PUR avaliando as propriedades de resistência ao cisalhamento na linha de cola e na falha na madeira de sete espécies do bioma caatinga: Pterodon abruptus; Diptychandra aurantiaca; Terminalia fagifolia; Machaerium cf. brasiliensis; Aspidosperma pyrifolium; Pityrocarpa moniliformis; e, Combretum glaucocarpum. A gramatura utilizada foi de 200 g/m² em linha simples tanto para o adesivo PUR como para o adesivo PVA. O adesivo PUR apresentou maiores valores médios de resistência ao cisalhamento (9,7 MPa) comparado ao adesivo PVA (6,6 MPa) em todas as espécies estudadas. Das sete espécies analisadas, apenas Combretum glaucocarpum e Aspidosperma pyrifolium coladas com PUR atingiram os valores percentuais mínimos de resistência ao cisalhamento e falha na madeira. Nas demais espécies, a porcentagem de falha na madeira foi baixa.

Palavras-chave: Adesivos, Colagem, Resistência, Falha na madeira.

Agradecimentos: Agradecemos ao Laboratório de Produtos Florestais e ao Serviço Florestal Brasileiro por disponibilizar a estrutura para a realização deste trabalho; agradecemos a FAPDF pelo apoio financeiro.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.