Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Insights sobre subprodutos da madeira de espécies do semiárido brasileiro

Álison M. da Silva1, Ananias F. D. Júnior1, Thiago de P. Protásio2, José O. Brito3, Paulo F. Trugilho4, Natália D. de Souza5

1Universidade Federal do Espírito Santo, 2Universidade Federal Rural da Amazônia, 3Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 4Universidade Federal de Lavras, 5Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

E-mail: alison_vni@hotmail.com

Este estudo teve por objetivo analisar a madeira de dez espécies endêmicas da região do semiárido brasileiro, sobretudo quando submetida à pirólise. Na madeira foram analisados os teores de extrativos totais, lignina e cinzas e poder calorífico. Amostras foram submetidas ao processo de pirólise flash sob uma temperatura de 500 °C com um tempo de permanência de 5 minutos. Os rendimentos em carvão vegetal, líquido pirolenhoso e gases não condensáveis foram determinados. A madeira das espécies Mimosa tenuiflora e Poincianella pyramidalis mostraram-se as mais indicadas para uso de biomassa para energia e para a produção de carvão vegetal em função dos seus elevados teores de lignina, rendimentos em carvão e líquido pirolenhoso.

Palavras-chave: Energia da biomassa; Líquido pirolenhoso; Carvão vegetal.

Agradecimentos: À Associação Plantas do Nordeste pelo fornecimento do material de estudo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), ao Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.