Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Teor de Umidade e Densidade Básica da Madeira de Itaúba no Sentido Medula Casca

Danilo da S. Marinho1, Ariane C. R. Lima1, Edinelia Roos1, Adriano R. P. Mascarenhas1

1Universidade Federal de Rondônia

E-mail: danilomarinho_rm@hotmail.com

Este trabalho teve o objetivo determinar os teores de umidade e a densidade básica da madeira de Itaúba (Mezilaurus itauba (Meisn), Taub, ex Mez), no sentido medula casca, seguindo a normalização técnica da ASTM (100x25x25). Foram amostradas três arvores, com seis repetições por secção totalizando dezoito corpos de prova por secção, e cinquenta e quatro corpos de prova no total. A espécie apresentou densidade média à alta e densidade básica da madeira semelhante em todas as regiões analisadas, sugerindo estabilidade mecânica da madeira. Na região essa espécie é utilizada principalmente para serraria, pisos, postes e troncos e construção civil, necessitando de mais estudos sobre suas propriedades físicas e mecânicas.

Palavras-chave: Floresta, Secagem, Tecnologia da madeira, Uso sustentável.

Agradecimentos: Agradeço a Universidade Federal de Rondônia, em especial ao departamento de engenharia florestal por ceder o laboratório de tecnologia da madeira, para que esta pesquisa fosse realizada.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.