Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

ANATOMIA MACROSCÓPICA DA MADEIRA DE QUATRO ESPÉCIES COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS – PA

Mateus S. da Silva1, Genilson M. Corrêa1, Henderson D. dos Santos1, Jones de C. Soares1, Karoline de L. Souza1, Madson A. R. de Sousa1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: mateus.ss10@gmail.com

O presente trabalho objetiva descrever as características gerais, organolépticas e anatômicas a nível macroscópico da madeira, justificando-se pela ausência de informações sobre algumas espécies de madeiras comercializadas no município de Paragominas. As seguintes espécies macroscopicamente analisadas foram: Euxylophora spp, Anacardium spp, Parkia spp e Tachigali spp.. Para os estudos anatômicos das madeiras, foram utilizadas lupas conta fio com 10x de aumento, e para as fotografias das seções transversais das amostras das madeiras foram realizadas com o uso da câmera digital da marca BioFocus acoplada em uma lupa eletrônica com aumento de 10x. Foram abordados neste trabalho características sensoriais como, cerne, alburno, brilho, gosto, cor, grã, textura e densidade, além de características anatômicas como os parênquimas, raios, porosidade e camadas de crescimento. 

Palavras-chave: Identificação, Características, Vasos, Parênquima.

Agradecimentos: Agradecemos à Universidade do Estado do Pará pelo apoio prestado em todas as fases do trabalho, bem como ao Campus VI e LICTM e seus colaboradores pelo suporte e dúvidas sanadas.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.