Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Aplicação da técnica de vibração por impulso para estimativa do módulo de elasticidade em madeiras

Thawane R. Brito1, Evelize A. Amaral1, Luana M. dos Santos1, Nayara T. da S. Carvalho1, José R. M. da Silva1, Edy E. P. Baraúna2

1Universidade Federal de Lavras, 2Universidade Federal de Minas Gerais

E-mail: thawrodrigues@hotmail.com

O conhecimento das propriedades mecânicas da madeira é de fundamental importância, principalmente quando destinada para fins estruturais. A técnica de excitação por impulso trata-se de método não destrutivo que tem sido aplicado com sucesso para estimar as propriedades mecânicas dos materiais. Assim, objetivou-se aplicar essa técnica para estimar o módulo de elasticidade em madeiras com diferentes densidades. Foram utilizados 32 corpos de prova de Eucalyptus sp. e Cedrella sp. isentos de defeitos. Para determinação do módulo de elasticidade, utilizou-se o equipamento Sonelastic. Os valores médios do módulo de elasticidade para as madeiras de Eucalyptus sp. e Cedrella sp. foram de 22,75 GPa e 5,90 GPa, respectivamente. A técnica de excitação por impulso se mostrou eficiente na estimativa do módulo de elasticidade das madeiras analisadas.

Palavras-chave: Propriedade mecânica, Método não destrutivo, Sonelastic

Agradecimentos: Às instituições de fomento FAPEMIG, CNPQ, CAPES e ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA pelo auxílio à pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.