Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Influência da secagem no estoque de energia potencial útil do estipe de Bactris gasipaes

Sandra L. S. Mayer1

1Universidade Federal do Paraná

E-mail: sandra.lsmayer@gmail.com

A extração do palmito gera uma quantidade considerável de biomassa residual, entre elas o estipe, que representa cerca de 60% da planta e permanece em campo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biomassa e a influência da secagem no estoque de energia do estipe de pupunheira. Foram coletadas 18 plantas as quais os estipes foram pesados em campo para determinação da biomassa seca, os discos foram dispostos ao ar livre para a perda de umidade, onde foram retiradas amostras ao longo de 60 dias e realizada análise de teor de umidade. O poder calorífico superior foi determinado e posteriormente calculado o poder calorífico útil e a energia potencial. O estoque de energia aumentou de 14,75 até 339,52 Mcal ha-1 ao longo dos 60 dias, inferindo que o tempo de secagem tem influencia no estoque de energia.

Palavras-chave: Biomassa seca, Estoque de energia, Umidade, Pupunha.

Agradecimentos: As instituições CNPq e CAPES pelas bolsas concedidas, à Universidade Federal do Paraná, ao Instituto Agronômico do Paraná pelo material e apoio na execução do estudo.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.