Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Influência da adubação química nas propriedades da madeira de Erythrina fusca Lour. (mungulu)

Maria R. L. C. Azevedo1, Thayrine S. Matos1, Luíz E. de L. Melo1, Rosana Q. Maneschy2, Javan P. Mota1

1Universidade do Estado do Pará, 2Universidade Federal do Pará

E-mail: thayrine.matos@gmail.com

O gênero Erythrina, é um amplo grupo botânico, podendo ocorrer em forma de árvore ou arbusto, considerado um dos maiores dentro das Leguminosas, entretanto, o efeito de diferentes práticas silviculturais sobre o crescimento e qualidade da madeira da espécie é pouco conhecido. Por isso, esse trabalho teve como objetivo entender o efeito da adubação química sobre as propriedades física e anatômicas da madeira de Erythrina fusca, comparando tratamento controle e tratamento com adubação. Os dados foram analisados utilizando “modelos lineares generalizados - GLM para medidas repetidas”. Na avaliação dos resultados, foi possível concluir que a maior diferença entre os tratamentos foi o expressivo crescimento do comprimento das células de fibra dos indivíduos que foram submetidos à adubação.

Palavras-chave: Crescimento, Silvicultura, Fertilizante.

Agradecimentos: Muito obrigada a todos os envolvidos, em especial a EMBRAPA Amazônia Oriental e aos professores-orientadores Luiz Eduardo de Lima Melo, Rosana Maneschy e Javan Mota.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.