Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

INFLUÊNCIA DE TRATAMENTO TÉRMICO EM PROPRIEDADES FÍSICAS E COLORIMÉTRICAS DO Eucalyptus grandis

Kelvin T. Barbosa1, Henrique R. Schulz1, Andrey P. Acosta1, Mário A. P. da S. Júnior1, Ezequiel Gallio1, Patricia S. B. dos Santos2

1Universidade Federal de Pelotas, 2Universidade Federal do Pará

E-mail: kelvintecherabarbosa@gmail.com

Este trabalho visou avaliar as características colorimétricas e algumas propriedades físicas da madeira de Eucalyptus grandis W.Hill ex Maiden submetida ao tratamento de termorretificação em duas faixas de temperaturas. Para tanto, confeccionaram-se 20 corpos de provas os quais foramdistribuídos igualmente em trêstratamentos: controle, 180°C e 240°C. Os tratamentos de termorretificação foram efetuados em estufa laboratorial por um período de 2 horas, avaliando-se posteriormente a perda de massa (PM) e as variações nos parametros colorimétricos. O tratamento térmico provocouuma perda de massa e escurecimento acentuados e significativos, em função do aumento da temperatura, quando comparado ao tatamento controle. As maiores perdas de massa e variação da cor foram obtidas na temperatura de 240 °C.Observou-se em um contexto geral, que o tratamento de termorretificação agregou valor estetico a madeira de Eucalyptus grandis, visualizado isso pelo escurecimento da mesma, deixando-a estéticamente semelhante a madeiras mais nobres.

Palavras-chave: Qualidade da madeira, tratamento térmico, cor da madeira.

Agradecimentos: Agradeço ao grupo de pesquisa Ciência da Madeira - UFPel.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.