Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Estruturas

Caracterização físico-mecânica da madeira de brotação de Eucalyptus urograndis para sistemas construtivos em Wood Frame

Rodrigo B. A. Pereira1, Saulo R. Ferreira1, Vitória S. Bernardes2

1Universidade Federal de Lavras, 2Universidade Federal de Minas Gerais

E-mail: rodrigo.bap@hotmail.com

Com o aumento da oferta de madeira de reflorestamento no Brasil, sistemas construtivos em wood frame podem se tornar viáveis quando comparadas às construções convencionais em alvenaria. A fim de avaliar a viabilidade do uso da madeira de brotação de Eucalyptus urograndis, foi realizada a caracterização física e mecânica da madeira. Obteve-se resultados médios de 0,429 g.cm-3 e 0,591 g.cm-3 para densidades básica e aparente respectivamente, e coeficiente de anisotropia de 1,2. A resistência à compressão paralela às fibras foi de 33,43 MPa e módulo de elasticidade, de 6.656,60 Mpa, classe C30. Nos ensaios de flexão, MOR e MOE apresentaram valores de 85,48 MPa e 11.947 MPa, respectivamente. Pelo método não destrutivo, o MOE apresentou valor de 13.645,8 MPa. Observou-se que as propriedades encontradas são próximas do Pinus sp. de 15 anos de idade, tradicionalmente utilizados em quadros estruturais de wood frame.

Palavras-chave: Madeira jovem, Estruturas de madeira, Habitações

Agradecimentos: Agradeço aos orientadores José Reinaldo, José Tarcísio, Luciana Abreu e Saulo Ferreira, funcionários do PPGCTM e Vitória Bernardes.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.