Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Qualidade de painéis comerciais de MDP (Medium density particleboard) e MDF (Medium density fiberboard)

Alexsandro B. da Cunha1, Rafaela Stange1, Taíse M. Rodrigues1, Debora C. de Mello1, Joelson L. Ferreira1, Gustavo F. Tomio1

1Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

E-mail: alexsandro.cunha@udesc.br

O mercado moveleiro encontra-se cada vez mais competitivo, com uma demanda de produtos que exigem maior qualidade e custo-benefício. O crescente avanço tecnológico instiga pesquisas voltadas para a solução e melhoria dos processos, bem como as características dos produtos, visando menor custo, melhor aproveitamento da matéria prima e diminuição dos impactos ambientais. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar as propriedades tecnológicas dos painéis reconstituídos de madeira (MDF e MDP) comercializados na região serrana de Santa Catarina. Foram adquiridos painéis com 18 mm de espessura no comércio local, os quais foram cortados em corpos de prova e ensaiados de acordo com os procedimentos da NBR 15316 (2014) e NBR 14810 (2013). Os resultados encontrados para densidade, estabilidade dimensional, flexão estática e arranque de parafuso atenderam os parâmetros mínimos da norma, enquanto que o painel MDF não atendeu o mínimo de 0,55 MPa para o ensaio de tração perpendicular.

Palavras-chave: Caracterização, Normas, Propriedades, Físicas, Mecânicas.

Agradecimentos: CNPq, CAPES e FAPESC

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.