Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Manejo e silvicultura

A INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NA DENSIDADE E POROSIDADE TOTAL DO SOLO

Nathalia S. Braga1, Luana da S. S.1, Eglison S. Barbosa1, Jamilie B. de Castro1, Carlakerlane da S. Prestes1, Carolina M. da Silva1

1Universidade Federal Rural da Amazônia

E-mail: jamiliejbc@gmail.com

O trabalho teve como objetivo verificar a relação da densidade do solo, densidade de partícula e porosidade total sob três sistemas de vegetação (floresta plantada, plantação de açaí e floresta nativa) no município de Capitão Poço. As amostras de solo foram coletadas na profundidade de 10 - 20 cm, em anéis cilíndricos de PVC. Para a determinação da densidade de partículas, utilizou-se o método do balão volumétrico, usando álcool etílico para medição do volume e densidade do solo (Ds) foi calculada pela relação entre a massa seca e o volume do cilindro. De acordo com as análises estatísticas a densidade do solo (DS), densidade de partículas (Dp) e porosidade total, não apresentaram diferenças significativas para as diferentes condições, exceto para a mata nativa. Sendo assim, nas áreas estudadas, independentemente do manejo, mostraram maiores valores de densidade do solo para a área reflorestada com espécie exótica, e consequentemente a diminuição na porosidade total da área.

Palavras-chave: Parâmetros físicos. Uso do solo. Tectonas grandis L.

Agradecimentos: Ao laboratório de engenharia da irrigação da Universidade Federal Rural da Amazônia

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.