Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Caracterização física de painel tipo OSB de Eucalyptus spp. aglutinado com resina de policloreto de vinila (PVC) reciclado

Luiz A. de Q. Gomes1, Marcio F. de Figueiredo1, João R. C. Nobre1, Juliana F. C.1, Mauro D. S.1, Wellington Q. R.1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: eng.flor.laqg@gmail.com

O presente estudo objetivou avaliar as propriedades físicas de painéis tipo OSB produzidos com partículas de Eucalyptus spp. aglutinadas com resina de policloreto de vinila (PVC) reciclado. Os painéis foram encolados com 35% de solução de PVC, e produzidos com 3 camadas na proporção (% massa) de 33.3/33.3/33.3 para face/miolo/face. No plano experimental foram produzidos três painéis, sendo as propriedades densidade aparente (DA), umidade (U), absorção de água (AA) e inchamento em espessura (IE), ambas após 2 e 24 horas de imersão em água, avaliadas neste trabalho. De acordo com a norma em questão, os painéis foram classificados como baixa densidade. Os painéis absorveram água em valores semelhantes ao observado em outros painéis madeira-plástico. O uso da solução de PVC, demonstrou ser tecnicamente viável para produção de painel tipo OSB para uso em ambientes úmidos.

Palavras-chave: Propriedades físicas, painéis, resíduo, estabilidade dimensional.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao professor Dr. Wassim Raja El Banna da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) – Campus Tucuruí, pelo apoio técnico na realização desta pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.