Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Rendimento em madeira serrada de espécies comerciais amazônicas

Fernanda Y. de S. Sakuma1, Paulo R. S. de Oliveira2, Manoel S. P. de C.1, Sueo Numazawa1

1Universidade Federal Rural da Amazônia, 2Universidade Federal de Lavras

E-mail: fernandasakuma18@gmail.com

O processamento mecânico das toras na serraria está ligado com a sustentabilidade e boas práticas de utilização dos recursos florestais, para que se possa atender as necessidades e demandas do mercado. Diante disso, o trabalho teve como objetivo determinar o aproveitamento da madeira em tora de seis espécies florestais comerciais na produção de madeira serrada. O estudo foi realizado na empresa Laminados de Madeiras do Pará LTDA – LAMAPA, localizada no município de Ananindeua, Pará. O número de toras utilizadas variou de 24 a 28 unidades, entre as espécies garapa, ipê, muiracatiara, sucupira, tatajuba e tauari, usualmente comercializadas na empresa. O volume inicial foi determinado por meio do volume geométrico e aplicado a fórmula de Smalian. Os percentuais de coeficientes de rendimento volumétricos (CRVs) obtidos variaram de 54,2 a 42,9 %, superiores ao estabelecido pela Resolução no 474/2016 do CONAMA. 

Palavras-chave: Processamento mecânico, Rendimento, Volume geométrico.

Agradecimentos: Ao Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia e a Empresa LAMAPA pelo apoio prestado ao desenvolvimento deste trabalho.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.