Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Manejo e silvicultura

Relações alométricas de uma população de Copaifera cearensis em um fragmento de Mata Atlântica

Abidã G. da S. Neves1, Thereza M. L. de Oliveira1, Luan C. da Silva1, Rafael C. de Lima1, Cristiane G. Fajardo1, Fábio de A. Vieira1

1Universidade Federal do Rio Grande do Norte

E-mail: abidagenesis@hotmail.com

Os estudos de alometria são importantes para a observação dos padrões de crescimento dos indivíduos. Assim, objetivou-se realizar a alometria de uma população de Copaifera cearensis Huber ex Ducke em fragmento de Mata Atlântica no município de Macaíba/RN. Mensurou-se a altura total (m), altura do fuste (m), diâmetro à altura do peito – DAP (cm) e a área da copa (m²) de 20 indivíduos. Foi realizada a estatística descritiva, teste de normalidade de Shapiro-Wilk e correlação de Spearman. A altura total média da população foi de 10,01 m com área da copa apresentando maior coeficiente de variação. Além disso, as correlações de DAP x altura total, DAP x área de copa, altura total x área de copa, e altura total x altura do fuste, foram positivas e significativas. Os resultados forneceram informações ecológicas importantes para o manejo e conservação das populações de C. cearensis.

Palavras-chave: Manejo, DAP, dimensões, correlação, copaíba

Agradecimentos: Ao CNPq pelo apoio e concessão da bolsa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.