Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Análise não destrutiva da madeira para determinação de propriedades mecânicas em plantio de espécies nativas

Fábio H. D. J. do Carmo1, João V. de F. Latorraca1, Jonnys P. Castro1, Poliane P. de Souza1, Glaycianne C. V. dos Santos1, José H. C. Pace1

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

E-mail: fabiocarmo.ef@hotmail.com

As técnicas de análise não destrutivas da madeira caracterizam-se por sua confiabilidade e agilidade na obtenção dos dados, sendo possível a reutilização da peça testada. Poucos destes estudos têm sido direcionados a avaliação de espécies nativas provenientes de plantios homogêneos. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi determinar o Módulo de Elasticidade Dinâmico (MOE) para espécies nativas com auxílio da técnica de ultrassom. Foram amostradas madeiras de oito espécies e selecionados 7 corpos de prova para cada. As amostras foram utilizadas para determinação da densidade aparente (12%), leituras do tempo de propagação da onda nos três sentidos e MOE. Observou-se comportamento semelhante, quanto a velocidade de propagação da onda nos três planos anatômicos, para todas as espécies. Embora o MOE tenha relação direta com a densidade, outros fatores da madeira influenciaram seu resultado. A técnica foi eficaz na predição do MOE para as espécies estudadas.

Palavras-chave: Ensaio não destrutivo, ultrassom, módulo de elasticidade

Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.