Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Caracterização física da matéria-prima utilizada na produção de MDF em Paragominas - PA

Jorge S. Júnior1, Thiago A. A. Andrade1, Anne C. M. da Costa1, Samara T. da Silva1, Wellen dos S. Barbosa1, Iêdo S. Santos1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: costacaroline04@gmail.com

A madeira pode ser processada de diversas formas obtendo diversos produtos, entre eles o MDF (Medium Density Fiberboard). O objetivo deste trabalho foi caracterizar fisicamente a matéria-prima utilizada em uma empresa produtora de MDF em Paragominas - PA. Os materiais estudados foram os mesmos utilizados como matéria prima na produção de MDF na empresa. Conforme as análises, o cavaco de paricá tem a maior média na base úmida e na base seca com 40,01% e 67,91%. O cavaco de madeira mista apresentou umidade baixa em comparação as outras determinações de cavaco, com umidade de 26,77% em média. Nas análises granulométricas o Paricá e o Eucalipto tiveram resultados aproximados, na classificação em oversize e processo 57,56% - 46,89% e 53,11% - 48,22% em média, respectivamente. Os cavacos de resíduos de lâminas são classificados como bons para o processo apresentando valores ideais para produção de MDF.

Palavras-chave: Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby, Eucalyptus grandis, Madeira Mista, Cavaco (Seco e Lavado), Lâminas de Paricá.

Agradecimentos: Agradecemos à Universidade do Estado do Pará.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.