Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Anatomia da madeira de cinco espécies florestais comercializadas em uma serraria em São Miguel do Guamá/PA

Isabela D. Moura1, Keila de N. V. Corrêa1, Marielton S. Teixeira1, Gabriele M. de Andrade1, Isabelle S. Lima1, Madson A. R. de Sousa1

1UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

E-mail: isabeladantasmoura@gmail.com

A enorme oferta de madeira de diferentes espécies florestais na Amazônia justifica a exploração e o processamento industrial desta região. O objetivo deste trabalho foi realizar a descrição anatômica da madeira de cinco espécies florestais, comercializadas em São Miguel do Guamá/PA. As espécies estudadas foram Manilkara huberi (Ducke) Stand., Caryocar villosum (Aubl.) Pers., Dinizia excelsa Ducke, Tapirira guianensis Aubl. e Parkia multijuga Bentham e suas amostras foram obtidas em uma serraria do município. Para a descrição da estrutura macroscópica da madeira foram confeccionados cinco corpos de prova, um de cada espécie, com dimensões 2,0 x 2,0 x 3,0 cm (planos transversal, longitudinal tangencial e longitudinal radial). A estrutura que apresentou maior diferença entre as espécies estudadas foi o parênquima axial. Tais estruturas discutidas servirão como auxilio para a identificação e reconhecimento dessas espécies para a comercialização no mercado madeireiro.

Palavras-chave: Identificação da madeira, Estrutura macroscópica, Uso da madeira

Agradecimentos: AGRADEÇO A MINHA FAMÍLIA E AO MEU ORIENTADOR, MADSON ALAN ROCHA

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.