Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Estruturas

Mudança cultural: estruturas de madeira a partir dos bancos universitários

Bruna F. do Nascimento1, Eustáquio A.1, Eudes de S. B.1, Edehigo Santana1, Diego F. L. de Sousa1, Lucas N. de Carvalho1

1Universidade Cidade de São Paulo

E-mail: bruna_fnascimento@hotmail.com

O uso da madeira como material estrutural ainda é muito pouco difundido no Brasil, é fundamental um bom conhecimento do material para o seu uso racional. A formação profissional ainda é muito rasa em relação a exploração da grandeza de potencialidade desse material, a falta de conhecimento do material gera nos profissionais um preconceito em relação a sua utilização, os profissionais da construção civil precisam ser levados a entender os valores da madeira e as vantagens de aplicabilidade do material, entende-se que é possível potencializar a utilização através de projetos inovadores. Observou-se com a realização desta pesquisa uma necessidade de equilíbrio na carga horária da disciplina de estruturas de madeira como forma de incentivo de aplicação deste material para os futuros profissionais de engenharias e arquitetura.

Palavras-chave: Material de construção, Ensino superior, Construção de madeira, Cálculo de estruturas.

Agradecimentos: Agradecemos a Deus pelo dom da vida a universidade pelo incentivo em realizar este artigo, e a CBCTEM pela oportunidade.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.