Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Alteração na estabilidade dimensional da madeira de Pinus taeda L. termo modificada nas temperaturas de 160, 180 e 200°C

Mauro V. G. Tavora1, Jorge L. M. de Matos1, Douglas E. Carvalho1, Marcelo H. F. de Medeiros1

1Universidade Federal do Paraná - UFPR

E-mail: mauro.tavora@gmail.com

A modificação térmica é um processo capaz de alterar positivamente a estabilidade dimensional de madeiras. A redução de inchamentos e contrações da madeira do gêneroPinus, o qual o Brasil possui 1,6 milhões de hectares plantados, agregando valor ao material é muito conveniente. Assim, foi avaliada a densidade aparente a 0% de umidade, absorção de água e a variação volumétrica da madeira de Pinus taeda antes e após a modificação térmica nas temperaturas de 160, 180 e 200°C. O processo térmico não ocasionou em alterações na densidade aparente do material. Entretanto, a modificação térmica a 200°C acarretou em uma redução da absorção de água e variação volumétrica da madeira, resultando em uma melhora da estabilidade dimensional do material.

Palavras-chave: Modificação térmica; absorção de água; variação volumétrica.

Agradecimentos: Aos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) e Engenharia Florestal (PPGEF) da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.