Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Agrupamento de espécies amazônicas segundo as propriedades mecânicas

Antonio P. R. Neto1, Geraldo B. Júnior2, Ivaldo P. Jankowsky2, Annie K. de L. Cavalcante2, Luana Candaten2, Caio C. F. de Almeida2

1Escola Superior de Agricultura \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\'Luiz de Queiroz\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\' (ESALQ/USP), 2Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ/USP)

E-mail: annie.karolinelima@usp.br

O presente estudo teve por objetivo agrupar as madeiras de 14 espécies amazônicas segundo as suas propriedades de flexão estática, compressão paralela e cisalhamento, a fim de subsidiar o processo de substituição por similaridade de tais matérias-primas entre si, conforme determinada propriedade considerada limitante. O agrupamento foi realizado segundo o teste Scott-Knott, com α=0,05 de significância. Foi possível estabelecer grupamentos de espécies por similaridade em categorias de propriedades comuns, sendo verificada a existência de diferentes grupos de acordo com a propriedade analisada, possibilitando a substituição das espécies pertencentes a um mesmo grupo sem que haja prejuízo, pois, as madeiras são similares. 

Palavras-chave: flexão estática; características; madeira; grupos

Agradecimentos: ITTO - Organização Internacional de Madeiras Tropicais, ANPM - Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.