Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Avaliação da estabilidade dimensional de madeira de Eucalyptus pellita

Filipe L. Santos1, Caroline S. Sena1, Gabriel D. A. D. O. Silva1, Kuelson R. D. Maciel2, Rita D. A. Cunha1, Sandro F. César1

1Universidade Federal da Bahia, 2Universidade Federal do Oeste da Bahia

E-mail: filipeluigi.s@gmail.com

Dominar o conhecimento das propriedades físicas, mecânicas e químicas é essencial para a destinação correta do material para serviço. Dentre as características físicas da madeira, as mais utilizadas são: a densidade básica, densidade aparente e estabilidade dimensional. Diante da diversidade de espécies de eucalyptus spp. ainda pouco conhecidas, esse artigo tem como objetivo apresentar as propriedades físicas da madeira da espécie de eucalyptus pellita, ao mesmo tempo que comparar com espécies mais conhecidas, visando difundir o conhecimento de espécies de eucalyptus spp. para uso comercial. Para isso, foram ensaiadas 16 amostras segundo método proposto na NBR 7190 (1997) e comparados com levantamento bibliográfico sobre as espécies de eucalyptus spp. Concluiu-se que a madeira de eucalyptus pellita é considerada adequada para uso comercial em relação às suas variações dimensionais.

Palavras-chave: Retratibilidade; Defeitos; Variação Volumétrica

Agradecimentos: Os autores agradecem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio oferecido na realização desse trabalho.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.