Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Caraterização produtiva e de mercado de movelarias localizadas em dois municípios da Microrregião do Guamá.

Jamilie B. de Castro1, Luã S. Oliveira1, Francisco L. da S. Oliveira1, Felipe R. R. Silva1, Bruno M. da Silva1, Jéssica Oliveira1

1Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA

E-mail: jamiliejbc@gmail.com

O Estado do Pará possui forte produção madeireira devido à grande quantidade de matéria-prima disponível, por este fato são inúmeras as movelarias alocadas em diversos pontos. O Nordeste do Estado é um representante ativo de empreendimentos ligados a movelaria, os municípios de Capitão Poço e Garrafão do Norte possuem várias dessas variantes por isso o trabalho objetivou-se nesse sentido em avaliar a forma e dinâmica com que os empreendimentos moveleiros se comportam, nesses dois municípios. Foram aplicados questionários nesses estabelecimentos para a coleta dos dados, com isso pode-se observar a forma com que as movelarias atuam na região, tendo em vista que algumas das movelarias visitadas não souberam informar a procedência da madeira, o que é um agravante para o desmatamento da Amazônia. Se faz necessária uma conscientização dos proprietários com relação aos direitos dos funcionários nessas áreas, que pode garantir melhorias na produção dos empreendimentos, além de se atentar as questões ambientais. 

Palavras-chave: Produção, desmatamento, Amazônia.

Agradecimentos: Agradecer a Deus pela realização deste trabalho.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.