Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Qualidade de carvões vegetais comerciais em função da marca e condições de estocagem.

Thaina M. R. de Lima1, Alen A. M. Menezes1, Larissa R. da S. Parente1, Murilo E. Q. de Oliveira1, Nickson S. M. Pinheiro1, Lina Bufalino2

1Universidade Federal Rural da Amazônia, 2Universidade Federal Rural da Amazõnia

E-mail: thainafazzi@hotmail.com

O Brasil é um dos principais produtores mundiais de carvão vegetal, produto destinado à siderurgia, ao uso doméstico e ao setor comercial. A umidade é um importante fator de qualidade, pois afeta diretamente o poder calorífico do carvão. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência da marca, do ambiente e das condições de armazenamento na variação da umidade em função do tempo de carvões vegetais comerciais produzidos no Pará. Foram adquiridos sacos de três diferentes marcas comercializadas na capital e realizados testes de umidade, densidade aparente e a variação de umidade em diferentes ambientes a acondicionamentos. Os dados foram demonstrados por gráficos que permitiram visualizar a dispersão dos dados tanto por marca quanto por embalagem e estocagem. A embalagem e o ambiente influenciaram diretamente nas variações de umidade do carvão vegetal e, consequentemente, na sua qualidade para combustão.

Palavras-chave: Teor de umidade, Densidade Aparente, Energia da biomassa.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao suporte financeiro por meio de bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.