Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Permeabilidade longitudinal ao ar e água da madeira de Pinus elliottii

Daiane de M. B. Maria1, Letícia da S. Moreira1, Juliano J. M. da Rocha1, Evelize A. Amaral1, Claudinéia O. de Assis1, José T. Lima1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: letcia.silva1@gmail.com

O trabalho teve como objetivo analisar a permeabilidade longitudinal ao ar e água em madeira de Pinus elliottii. A madeira foi oriunda de um plantio experimental de 23 anos de idade. A partir do pranchão central foram obtidas amostras retiradas em posição radial interna e externa do tronco. As peças prismáticas foram torneadas em forma de cilindro e, posteriormente, após impermeabilização da lateral, foram serrados e obtidos os corpos de prova. A permeabilidade ao ar e a água foi calculada utilizando-se a lei de Darcy. A madeira apresentou permeabilidade ao ar variando entre 11,17 e 14,67 cm³.(cm.atm.s)-1, e a água entre 0,0073 e 0,0025 cm³.(cm.atm.s)-1. Houve baixa permeabilidade ao ar e água, devido possivelmente a um elevado teor de extrativos e obstrução dos elementos anatômicos da madeira.

Palavras-chave: Permeabilidade ao gás, permeabilidade ao líquido, fluxo na madeira

Agradecimentos: Ao Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira pelo apoio a realização desta pesquisa

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.