Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Efeito do tratamento preservativo na resistência à compressão e variação volumétrica da madeira de Eucalyptus urograndis

Ana J. Z. Carniel1, Thaisa Schmoller2, Gustavo Savaris2, Renan Z. Raia3, André R. Angonese4, Carlos E. T. Balestra2

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 3UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 4Florestal Ouro Verde

E-mail: anajuliacarniel@hotmail.com

A utilização da madeira na construção civil tem aumentado devido aos melhoramentos no desenvolvimento genético das espécies, no manejo das plantações e nos processos dos tratamentos preservativos. Estes últimos podem alterar as propriedades mecânicas da madeira, devido à aplicação de produtos químicos sob pressão. Neste trabalho a resistência à compressão paralela às fibras e a variação volumétrica da madeira de Eucalyptus urograndis são comparadas em duas condições: madeira natural e após tratamento preservativo com arseniato de cobre cromatado em autoclave. Os resultados demonstraram um aumento na resistência à compressão paralela às fibras, entretanto sem diferença significativa na variação volumétrica deste material. 

Palavras-chave: Madeira tratada, Propriedades mecânicas, CCA

Agradecimentos: Os autores gostariam de agradecer à Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Toledo e a Florestal Ouro Verde pela disponibilização de equipamentos e materiais para realização da pesquisa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.