Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Química

Análise química imediata de duas espécies florestais: Hymenolobium petraeum Ducke e Handroanthus sp.

Fábio S. do Rosário1, F. Y. de S. Sakuma1, Thayane D. Costa1, Dayse G. Braga1, Lina Bufalino1

1UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

E-mail: fab_iologia@hotmail.com

A biomassa vegetal apresenta em sua composição materiais que não participam do processo da queima. Na análise química imediata são avaliados o teor de cinzas, voláteis e carbono fixo. O trabalho foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais - LTPF, na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Campus Belém, Pará. O material utilizado são resíduos madeireiros de Angelim pedra e Ipê coletados em uma serraria no município de Belém – Pará. Os teores de umidade, materiais voláteis, de cinzas e carbono fixo foram determinados de acordo com a norma ASTM D1762. Angelim Pedra e o Ipê apresentaram densidade de 0,59g/cm³ e 0,84g/m³ sendo consideradas madeiras de densidade média e alta, respectivamente. O Ipê apresenta menor teor de cinzas quando comparado ao Angelim Pedra, A biomassa do Ipê tem maior facilidade de ocorrência da combustão, A biomassa do Angelim Pedra apresenta maior quantidade de carbono fixo

Palavras-chave: Combustão, Biomassa, Umidade.

Agradecimentos: A empresa Pampa LTDA por disponibilizar os materiais e ao Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia pela estrutura para condução do experimento.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.