Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Avaliação da qualidade da madeira de Hymenaea courbaril através de ensaios de usinagem

Osmar de F. N. Junior1, Ana C. Pancotti1, Deborah E. L. da Costa1, Gabriela S. Alves1, Nathalia R. Macedo1, Alexandre M. de Carvalho1

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

E-mail: amcarvalho.ufrrj@gmail.com

A madeira da espécie Hymenaea courbaril, popularmente conhecida como jatobá, é empregada na construção civil, como vigas, caibros, ripas, para acabamentos internos, tacos esquadrias e móveis. Para essas e outras aplicações o material deve apresentar elevada qualidade superficial após ser submetido às operações de usinagem. O seu melhor aproveitamento está associado com o conhecimento de suas propriedades tecnológicas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da madeira de Hymenaea courbaril em ensaios de usinagem. O que se observou com a realização do trabalho é que a madeira da espécie estudada apresentou grande potencial para fins que requerem alta qualidade superficial do material, e que o comportamento frente ao aplainamento e lixamento foram superiores quando comparados às operações de furação.

Palavras-chave: Espécie nativa, Jatobá, Processamento mecânico.

Agradecimentos: Agradeço à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ao Laboratório de Processamento de Madeira (LPM - UFRRJ).

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.