Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Distribuição longitudinal do teor de umidade em molduras de pinus

Tarcila R. da S. Lins1, Dafné B. Amorim1, Winicius A. Schaeffer1, A. Durigan1, Ricardo J. Klitzke1, Thiago C. M.1

1Universidade Federal do Paraná

E-mail: tarcila.lins@hotmail.com

O objetivo deste estudo foi verificar a variação longitudinal do teor de umidade em molduras pinus. Para isto, cinco molduras com diferentes perfis e larguras foram avaliadas. Cada moldura foi dividida em 15 amostras ao longo do seu eixo longitudinal. A massa das amostras foi obtida em balança digital e secas em estufa a 103°C ± 2°C até massa constante. A massa seca foi obtida e o teor de umidade (TU) estimado. A distribuição do TU e o coeficiente de variação foram avaliados. O TU médio das molduras variou entre 12,23% e 13,95%. As diferentes molduras apresentaram valores de coeficiente de variação inferiores a 8,34%. A menor variação do TU ocorreu na moldura com espessura intermediária, igual a 40 mm seguida pela moldura com maior largura, igual a 80 mm. Os resultados demonstram que a pequena variação no TU ocorre independente da espessura e perfil da moldura de pinus.

Palavras-chave: variação da umidade, madeira, higroscopicidade, Pinus taeda.

Agradecimentos: À empresa Moldurarte pelo apoio financeiro e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.