Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Painéis

Propriedades físico-mecânicas de painéis aglomerados de Tectona grandis produzidos com adição de diferentes teores de PET

Érika da S. Ferreira1, Aline Knuth2

1Universidade Federal de Pelotas, 2Engenheira Industrial Madeireira - Autônoma

E-mail: erikaferreira@yahoo.com

O estudo teve como objetivo avaliar as propriedades físico-mecânicas de painéis aglomerados produzidos com madeira de Tectona grandis e incorporação de diferentes teores de polietileno tereftalato (PET). Foram utilizadas maravalhas de teca, adição de dois tipos de partículas plásticas nas proporções de 5, 10 e 15% e adesivo ureia-formaldeído. Os parâmetros do processo de prensagem foram: temperatura - 160°C, tempo - 3 minutos e pressão específica - 40kgf/cm². Os seguintes ensaios foram realizados de acordo com a norma brasileira: teor de umidade, densidade aparente, absorção de água e inchamento em espessura (em 2 e 24 horas) e resistência à tração perpendicular. Para a absorção de água dos painéis a adição de diferentes teores e geometrias de partículas de PET proporcionou aumento nesta propriedade. De acordo com os requisitos normativos as propriedades de inchamento em espessura em 2 h e resistência à tração perpendicular foram satisfatórias para todos os tratamentos avaliados.

Palavras-chave: Resíduos, Madeira, Polímero, Ureia-formaldeído, Compósito.

Agradecimentos: à UFPel, Floresteca e Hexion.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.