Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Análise imediata de diferentes biomassas de origem florestal

Dayse G. Braga1, Wiully L. V. de Q. L. M. de S. ;. L. Bufalino1

1Universidade Federal Rural da Amazônia

E-mail: daysegonzaga@outlook.com

A utilização de resíduos agroflorestais madeireiros e não-madeireiros para a produção de bioenergia proporciona uma alternativa sustentável de desenvolvimento rural e urbano. A análise imediata é utilizada para dar informações quanto à qualidade dessas biomassas para finalidades energéticas e consiste em determinar os teores de umidade, cinzas, materiais voláteis e carbono fixo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo comparar a composição da análise imediata de uma biomassa madeireira, serragem de jatobá (Hymenaea courbaril), com uma não madeireira, fibras residuais do despolpamento do açaí (Euterpe oleraceae). Os valores médios de umidade, voláteis, cinzas e carbono fixo foram de respectivamente 9,98%, 74,49%, 1,27% e 15,01%, para a serragem de jatobá e 12,08%, 75,25%, 2,33% e 12,64% para as fibras do açaí. Os menores teores de umidade e cinzas da serragem são características vantajosas para a produção de bioenergia. A relação carbono fixo/materiais voláteis foi maior para a serragem.

Palavras-chave: Bioenergia, Resíduos, Alternativas sustentáveis, Jatobá, Fibra de açaí

Agradecimentos: Os autores agradecem à Capes, ao CNPq, à UFRA pela infraestrutura e aos batedores de açaí que forneceram o resíduo.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.