Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Estruturas

Resistência ao cisalhamento em peças de madeira coladas e pregadas em estruturas

Hellen M. A. C. Rodrigues1, Paulo R. G. Hein1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: hellenchaves3000@gmail.com

O comportamento mecânico da madeira unida por elementos de ligação quando submetida ao esforço cortante ainda não está bem estabelecido. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de adesivo entre as partes na resistência ao cisalhamento de peças ligadas. Para isso, realizou-se 30 testes de cisalhamento confeccionados com madeira de Eucalyptus a partir de três peças, de forma que os planos da seção crítica fossem paralelos à direção radial da madeira, conectados por elementos de ligação com ou sem aplicação de adesivo. Os resultados mostraram que a resistência ao cisalhamento em ensaio push-out variou significativamente para os corpos pregados, colados e colados e pregados. Diante disso, a aplicação de adesivo em elementos pregados não melhorou o desempenho mecânico das peças e provocou redução de 7.8% da resistência ao cisalhamento em ensaio push-out. Além disso, para pequenas estruturas, a aplicação de adesivo foi suficiente para garantir resistência.

Palavras-chave: Pinos metálicos. Push-out. Efeito de adesivo.

Agradecimentos: Os autores expressam seus agradecimentos a Universidade Federal de Lavras (UFLA), CAPES, FAPEMIG e CNPQ pelo apoio ao trabalho experimental.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.