Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Elaboração de programa de secagem para madeira de Pinus elliottii

Letícia da S. Moreira1, Evelize A. Amaral1, Daiane de M. B. Maria1, Juliano J. M. da Rocha1, Claudinéia O. de Assis1, José T. Lima1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: letcia.silva1@gmail.com

Nos processos em que ocorrem a transformação da madeira, a secagem adequada é etapa importante a qual agrega valor ao produto final. Assim, considerando a crescente relevância da madeira de Pinus na indústria de madeira serrada, o objetivo deste trabalho foi elaborar um programa de secagem para madeira de Pinus elliottii. Foram obtidos corpos de prova de dez tábuas para o ensaio de secagem e determinação do teor de umidade inicial e da densidade básica. A elaboração do programa de secagem foi baseada na metodologia de secagem drástica. Os resultados mostraram que para Pinus elliottii o programa de secagem deve apresentar temperatura inicial igual a 46ºC; temperatura final igual a 67ºC e potencial de secagem de 2,4. A metodologia mostrou-se confiável, com fornecimento de parâmetros que se mostraram adequados para o desenvolvimento de um programa de secagem para a espécie, mantendo a qualidade da madeira com mínima propensão a defeitos de secagem.

Palavras-chave: Qualidade da madeira, Secagem da madeira, Temperatura

Agradecimentos: Ao Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira pelo apoio na realização da pesquisa

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.