Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Manejo e silvicultura

Estrutura populacional e diamétrica da espécie Ziziphus cinnamomum em uma floresta no município de Dom Eliseu-PA.

Alexandre N. S. V. L. M. Melo1, Madson A. de Sousa2, Sabrina B. Vieira3, Ademir R. Ruschel4

1Universidade do Estado do Pará - UEPA, 2Professor na Universidade do Estado do Pará, 3Engenheira Florestal no Grupo Arboris , 4Pesquisador na Embrapa Amazônia Oriental

E-mail: santosnahum09@gmail.com

A distribuição diamétrica assume particular importância na caracterização da estrutura populacional de uma floresta. Este estudo avaliou a distribuição diamétrica da população da espécie Ziziphus cinnamomum (Triana & Planch) em uma área de manejo florestal (535,6 ha) no município de Dom Eliseu-PA. Foram utilizados dados provenientes de inventário florestal contínuo (IFC), com área amostral de 7,5 ha, realizados em 2009, 2012 e 2014. Z. cinnamomum apresentou maior número de indivíduos na classe de diâmetro de 10 cm, o que qualifica a espécie como regenerante na área.

Palavras-chave: Estrutura diamétrica, Inventário florestal, natural, Regeneração natural.

Agradecimentos: Ao Grupo Arboris, Embrapa Amazônia Oriental e a Universidade do Estado do Pará - UEPA

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.