Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Processamento mecânico

Diagnóstico das condições de trabalho de micro e pequenas serrarias de Altamira-PA

Romildo S. de Araújo1, Daniela P. Macedo1, Flávio dos S. Azevêdo1, Rian C. S. da Silva1, Patricia S. B. dos Santos1

1Laboratório de Química da Biomassa Florestal – Universidade Federal de Universidade Federal do Pará

E-mail: romildo0912@gmail.com

Alguns dos principais problemas do desmatamento da Amazônia estão associados ao consumo de madeira de espécies inadequadas e ao desperdício de matéria-prima durante o processos de desdobro, serragem e beneficiamento da madeira. O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições de trabalho, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção coletiva (EPCs), e acidentes de trabalho em quatro serrarias no município de Altamira, Pará. Foram aplicados questionários semiestruturados. Do total de entrevistados, 100 % disseram trabalhar jornada de 44 horas semanais. Os locais estudados apresentaram diversas inadequações ambientais no trabalho, fato que pode estar elevando os índices de acidentes no trabalho, no ambiente laboral das serrarias. São necessárias modificações de modo a atender as leis de segurança de forma a promover a melhoria das condições de trabalho e diminuir os riscos de acidentes nas serrarias da cidade de Altamira, Pará.

Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Madeira, EPIs

Agradecimentos: A bolsa de extensão concedida pela Proex, a Faculdade de Engenharia Florestal, instituição Universidade Federal Do Pará Campus Altamira e voluntários.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.