Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Secagem

Otimização do processo de secagem de lâminas visando melhoria da produção e qualidade dos compensados

Hiogo M. da S. Araújo1, Gabriel M. Martins1, Marcio F. de Figueiredo1, Iedo S. Santos1, Juliana F. Cardoso1, Raul N. de L.1

1Universidade do Estado do Pará

E-mail: juliana.c.fonseca33@gmail.com

O objetivo do estudo foi caracterizar e estabelecer um programa de secagem artificial de lâminas de Paricá, de uma empresa localizada no município de Paragominas. Buscou-se verificar as características originais do secador, cujo o processo industrial de secagem baseia-se nos mesmos princípios de secagem continua industrial de papel de fibras de madeira, início a altas temperaturas e gradativamente essas temperaturas diminui, até o equilíbrio com o ambiente. A proposta apresentada no estudo é a inversão da metodologia utilizada nos secadores convencionais, ou seja, iniciando o processo a baixas temperaturas e acrescendo-a gradualmente até atingir temperaturas compatíveis com as características térmicas da espécie. O programa foi nomeado de secagem inversa de processo continuo. As diferenças observadas nas respostas dos dois processos demonstraram que o Secador Inverso de processo contínuo, quando comparado com os secadores tradicionais, produziu lâminas com maior qualidade e menor tempo de secagem.

Palavras-chave: Lâminas de madeira. Secagem da madeira. Qualidade da secagem. Programa de secagem.

Agradecimentos: Agradeço ao meus professores pela oportunidade de compor o trabalho, e a instituição UEPA pelo apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.