Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Avaliação tecnológica da madeira de espécies tropicais e relações com o uso

Waldelaine R. Hoffmann1, Mylla C. da S. Mendes1, Manoelly C. Meyer1, Bárbara L. C. P.1, Aylson C. O.1

1Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

E-mail: waldelaine-hoffmann@hotmail.com

A exploração excessiva de algumas espécies populares no mercado madeireiro gera um ranking de risco. Existem muitas madeiras com potencial de uso, contudo apenas um grupo restrito de espécies é utilizado, geralmente pela falta de estudos. Assim, essa pesquisa teve como objetivo estudar propriedades físicas e mecânicas de quatro espécies nativas tropicais, para predizer possíveis usos e ainda auxiliar na promoção dessas espécies e mitigar a exploração demasiada. Foram avaliadas o módulo de ruptura (MOR) por meio da compressão paralela ás fibras, a dureza pelo método Janka, e ainda densidade básica e aparente das madeiras de Dipteryx odorata, Trattinnickia sp., Pouteria sp. e Castilla ulei. Conclui-se que as espécies de Castilla ulei e Dipteryx odorata apresentaram elevada resistência, sendo recomendadas para uso em estruturas de madeiras, sob algumas restrições e condições.

Palavras-chave: Propriedades, Densidade, Resistência mecânica

Agradecimentos: Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo fomento a essa pesquisa, incluindo ao Laboratório de Tecnologia da Madeira da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.