Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Influência do lenho de tração nas propriedades físicas e anatômicas da madeira de Simarouba amara (Aubl.)

Felipe R. R. Silva1, Thayrine S. Matos2, Nathalia S. Braga1, Selma L. Goulart1, Luiz E. de L. Melo2

1Universidade Federal Rural da Amazônia, 2Universidade do Estado do Pará

E-mail: feliperezende283@hotmail.com

O lenho de tração é o resultado da modificação de parte da estrutura celular normal da madeira por meio de diversos processos, ocasionando mudanças expressivas nas propriedades e qualidade da madeira, portanto, denominada como um defeito. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar os efeitos do lenho de tração nas propriedades físicas e anatômicas de Simarouba amara. Para tanto, foram realizados ensaios para as propriedades físicas (ABNT) e avaliação microscópica (IAWA), os dados foram analisadas por meio de ajuste usando modelos lineares generalizados (GLM). Foi possível concluir que o comprimento de fibras e as propriedades contração tangencial, coeficiente de anisotropia e densidade básica se diferiram estatisticamente entre o lenho oposto e o lenho de tração, portanto, a presença da madeira de tração influenciou tanto as propriedades físicas quanto anatômicas da madeira de forma significativa, entretanto, se apresenta como um problema para o processamento e uso da madeira.

Palavras-chave: Lenho de Reação, Marupá, Qualidade da Madeira.

Agradecimentos: Os autores agradecem ao Laboratório de Ciência e Tecnologia da Madeira da UEPA e à Liga de Ciência e Tecnologia da Madeira pelo apoio prestado ao desenvolvimento deste trabalho.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.