Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Biodegradação

O uso do extrato pirolenhoso promove a preservação da madeira de Eucalyptus urophylla?

Brígida P. da Costa1, Natália D. de Souza1, Henrique Trevisan1, Gabriela F. M. Cupertino1, Ananias F. D. Júnior2, Juarez B. Paes2

1Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: gabriela.mayrinck01@gmail.com

Este estudo teve como objetivo investigar o efeito do tratamento da madeira de Eucalyptus urophylla com extrato pirolenhoso diante de ensaios de deterioração. A madeira utilizada para a confecção das amostras apesentava doze anos de idade. Os corpo de prova foram separados entre cerne e alburno.. O líquido foi obtido através de carbonizações a 500°C. As amostras foram imersas em extrato pirolenhoso puro e diluído em água destilada (50%) durante uma semana, em temperatura ambiente. Para avaliação da resistência ao apodrecimento foi adotado o método "Ensaio de Campo com Estacas de Madeira". As amostras com tratamento obtiveram uma perda de massa equivalente às sem tratamento. Pode-se concluir que o extrato pirolenhoso não agregou resistência à madeira do E.urophylla, quando usado como preservante. 

Palavras-chave: impregnação, agentes deterioradores, resistência.

Agradecimentos: Agradeço à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e à Universidade Federal do Espírito Santo pela contribuição e suporte para o desenvolvimento do presente trabalho.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.