Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Economia

Sazonalidade no preço de exportação da castanha-do-brasil

Lyvia J. S. Rêgo1, Monique S. Lopes2, Márcio L. da Silva2, Naisy S. Soares3, Liniker F. da Silva4

1Universidade Federal do Sul da Bahia, 2Universidade Federal de Viçosa, 3Universidade Estadual de Santa Cruz, 4Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

E-mail: lyviajulienne@hotmail.com

O conhecimento da sazonalidade do preço de produtos florestais possibilita que o investidor ou consumidor aloque melhor seu recurso financeiro. Assim, identificou-se a sazonalidade nos preços de exportação da castanha-do-brasil com casca e sem casca no período de 2001 a 2016. A série histórica do preço foi obtida na Aliceweb, sendo analisada pelo método clássico aditivo e pela regressão linear com inclusão de variáveis dummies. Os maiores índices sazonais ocorreram próximo ao final do ano, enquanto que os menores nos dois primeiros. Há um padrão sazonal no preço de exportação da castanha com casca e ausência na sem casca, sendo que o método clássico obteve melhor estatística em sua aplicação.

Palavras-chave: Economia florestal, Investimento, Produto florestal não madeireiro.

Agradecimentos: Agradecemos a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Federal do Sul da Bahia pelo apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.