Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Propriedades físicas da madeira de um clone jovem de teca.

Jeinna M. R. de Barros.1, Aylson C. Oliveira.1, Bárbara L. C. Pereira.1

1Universidade Federal de Mato Grosso

E-mail: bjeinna@hotmail.com

A madeira de teca tem alto valor comercial, muito usada como produtos sólidos ou beneficiada, sendo importante determinar suas propriedades físicas. O trabalho objetivou avaliar a densidade básica, anisotropia e a retração volumétrica ao longo do fuste da madeira jovem de um clone de teca. A massa específica teve um comportamento decrescente no sentido base-topo, com média de 466,20 kg.m-³, ao longo do fuste teve um comportamento decrescente da base (0%) até 50%, com crescente até os 75% onde começa decair novamente. A retração volumétrica variou ao longo da seção, sem apresentar um padrão definido, com maiores valores na base e topo e valor médio de 10,86%. O coeficiente de anisotropia apresentou um comportamento crescente no sentido base-topo e valor médio de 2,42. Conclui-se que a densidade básica, a retração volumétrica e o coeficiente de anisotropia não diferiram estatisticamente ao longo do fuste, mas apresentaram variação no valor médio. 

Palavras-chave: Densidade Básica, Anisotropia, Lenho juvenil.

Agradecimentos: À empresa Proteca pelo fornecimento do material e ao Laboratório de Tecnologia da Madeira – UFMT pelo suporte.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.