Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Propriedades físicas e mecânicas

Teor de umidade e densidade básica de três espécies comercializadas em Rondônia, Brasil

Ariane C. R. Lima1, Danilo da S. Marinho1, Suelen T. S. Fagundes1, Sherellyn D. A. Moretti1, Gilderlon dos S. Soares1, Adriano R. P. Mascarenhas1

1Universidade Federal de Rondônia

E-mail: danilomarinho_rm@hotmail.com

Este trabalho teve como objetivo avaliar os teores de umidade e a densidade básica da madeira das espécies Macanaíba-babona (Bowdichia nitida Spruce ex Benth.), Libra (Qualea sp.) e Pequi-preto (Caryocar sp.). Foram confeccionados cinco corpos de prova para cada espécie com dimensões de 100 mm x 100 mm x 50 mm (largura x comprimento x espessura), um total de 15 corpos de prova ao final do processo, os dados foram organizados em planilha eletrônica e, em seguida, foram submetidos à análise estatística descritiva. Os maiores valores médios para os parâmetros avaliados foram alcançados pela espécie Macanaíba-babona em todos os parâmetros, exceto para densidade básica.

Palavras-chave: Higroscopicidade; Massa específica; Propriedades físicas; Secagem.

Agradecimentos: Universidade Federal de Rondônia.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.