Logo de IV CBCTEM

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Energia

Influência da umidade no diâmetro de pellets produzidos com madeira de reflorestamento.

Nayara T. da S. Carvalho1, Rodrigo Simetti1, Evelize A. Amaral1, Thawane R. Brito1, Paulo F. Trugilho1, Maria L. Bianchi1

1Universidade Federal de Lavras

E-mail: nayaratam@hotmail.com

Os pellets de madeira são combustíveis renováveis que possuem grande potencial energético. Contudo, a qualidade do pellet depende das variáveis ​​do processo, tais como diâmetro e comprimento e variáveis ​​da matéria-prima, como tipo de matéria-prima, umidade, tamanho e forma das partículas. Assim, objetivou-se avaliar a influência da umidade no diâmetro de pellets produzidos a partir da mistura de partículas de Eucalyptus sp.e Pinus sp.. As porcentagens de Eucalyptus em relação ao Pinus foram: 0, 10, 20, 50, 80 e 90%. Foi realizada a determinação da umidade e diâmetro dos pellets. Os pellets foram produzidos em matriz peletizadora horizontal de escala laboratorial com sistema de vapor aquecido e com canais de 6 mm de diâmetro. A umidade, base seca, dos tratamentos variou de 2,18 a 9,02%. O diâmetro correlacionou-se positivamente com a umidade dos pellets com R² = 0,91%. Os tratamentos com menor umidade apresentaram menores valores de diâmetro.

Palavras-chave: Biocombustíveis, densificação da biomassa, energia sustentável.

Agradecimentos: Os autores agradecem a FAPEMIG, o CNPq e a pelo financiamento da pesquisa e bolsa de estudo.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa

Verdadeiro jardim tropical no coração da Floresta Amazônica, Santarém guarda em sua geografia, a história, a cultura e o saber tradicional preservado aos longos dos séculos, com mais de 11.200 anos de registro da relação do homem com a natureza. Em reportagem na Nacional Geographic em 2010, sobre civilizações pré-coloniais na Amazônia, Santarém foi considerada a cidade arqueológica mais antiga do Brasil. Em 2009, Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.